Review

Pokemon Sword&Shield um jogo para novatos e veteranos

Pokemon Sword&Shield foi lançado em 15/11/2019 e aposto que a maioria dos fãs da franquia estavam ansiosos para descobrir como seria essa nova aventura, quais novidades nós encontraríamos e quão desafiante seria, em Pokemon Sword estamos na região de Galar um mapa totalmente novo na franquia (Que foi baseado no Reino Unido).

Podemos ver a transição do game para uma versão de alta definição em comparação com o Sun&Moon, e nos surpreender com com as paisagens impressionantes que o jogo possui, mobilidade e os novos pokemos que temos.

Wild Area

A Wild Area é uma parte do jogo que na minha opinião é o maior ponto positivo, o fato de ela ser vasta e contar com cenários deslumbrantes como castelos medievais, montanhas gélidas, um mar extenso, cavernas e pequenas ilhas.

Faz com fiquemos horas a fio explorando o local, apreciando e explorando as paisagens tirando fotos com os pokemons enquanto completamos a nossa pokedex, e o fato de podermos controlar de forma livre a câmera pela primeira vez só intensifica a vontade de explorar cada vez mais a área.

Outro fator que merece ser destacado é o clima da Wild Area que de acordo como ele está altera os pokemons que encontraremos no local então se você passou por uma parte e não encontrou quem estava procurando pode retornar em outro clima e tentar novamente.

A Wild Area nos proporciona encontrar com os demais jogadores nela (Caso você esteja jogando com alguém próximo ou tenha o game pass da Nintendo), podendo interagir, realizar troca de pokemons e itens por meio deles e participar juntos da Raid Dynamax.

Raid Dynamax

O que você pensa quando vê um feche roxo meio sombrio a quilômetros, vou ficar longe seria o mais lógico não é?! Só que não né, você pensa vou lá ver o que é, e claro, vou “pular”, você vai se deparar com Pokemons Gigantamax e com uma equipe de quatro jogadores para enfrentá-lo.

A dificuldade deles é classificada de três à cinco estrelas, você consegue enfrentar os Dynamax de três estrelas facilmente com os personagens boots, mas a batalha muda quando o grau de dificuldade aumenta porque é necessário ter uma estratégia.

Melhores ofertas em games!Melhores ofertas em games!

Pensar nas fraquezas e forças do Pokémon que irá enfrentar com o que irá te acompanhar, o que não acontece com Npc’s que insistem em levar um companheiro que tem fraqueza contra o seu adversário.

Acredite quando um npc bate palmas, ao invés de dar aquele golpe que te ajudaria vencer, isso pode dar muita raiva, mas quando você consegue ganhar a disputa é só felicidade (Claro a não ser que ele decida fugir da pokebola e ai é GG pra ele).

Mas pelo menos comigo não ocorre com muita freqüência e ganhando a batalha você consegue experiencia e as famosas candys que te ajudam a aumentar o XP do seu Pokemon (O que acaba facilitando um pouco demais a gameplay na minha opinião).

Caverna de Lendários

Sem contar que encontramos uma caverna onde após passar por algumas batalhas podemos capturar somente pokemons lendários (pois é, pois é, pois é..), mas nós não escolhemos levar quem quisermos para a batalha vai ser uma questão de sorte.

A única coisa que consegue saber é qual será o tipo do pokemon lendário que estará te esperando no final da caverna e tentar chegar com um counter, se você gosta de ter uma composição com desse tipo com certeza essa caverna vai te fazer passar horas lá.

Acampamento Pokemon

O acampamento e um local para acampar com seus pokemons aumentar a amizade e XP interagindo e brincando, jogando bola e cozinhando para eles. Eu não sei vocês, mas uma das coisas que eu mais gosto no jogo é a interação com os pokemons e uma coisa que senti falta no Shield foi não poder fazer carinho neles (como conseguíamos no Sun & Moon).

Mas poder cozinhar e completar a Curridex (Ou tentar pelo menos),  ganhou meu coração, conseguiu suprir essa ausência do carinho.

No acampamento também podemos receber amigos ou jogadores on-line e interagir com os pokemons um dos outros e aumentar a experiência deles e curar status negativos.

Mestres de Ginásio Pokemon

Minha humilde opinião de jogadora, eu achei que os mestres de ginásio são extremamente fáceis o que me deixou um pouco desanimada por não ser realmente o desafio que eu esperava, e isso me fez zerar a história muito rápido, mas os minigames que temos até chegar aos mestres pokemons são cativantes.

E depois de zerar o game você pode desafiá-los novamente e eles estarão mais fortes do que anteriormente, dependendo dos níveis do seus pokemons pode ser um desafio interessante, ou você pode ir com níveis mais baixos para ter um dificuldade maior, não deixa de ser um opção.

Pokedex

Nós treinadores veteranos já temos aquela composição que fazemos em versões anteriores e talvez nesse aspecto a Pokédex tenha feito alguns veteranos sofrerem pois percebemos a ausência de centenas de pokemons, mas acredito que eles tenham feito isso com a intenção de que nós dessemos a chance a novos integrantes na equipe.

O que não foi o caso de alguns monstrinhos que deixaram a desejar no design no meu ponto de vista por exemplo Klefki e  Comfey, eu particularmente não sinto vontade de treiná-los e colocar ambos em minha composição, ao que parece eles ficam sem muita criatividade as vezes.

Mas quando olho para o Luxray penso, com certeza você fará parte da minha equipe (Mas ai já é uma questão de gosto, e como diz o ditado.. gosto é que nem .. cada um tem o seu).

Klefki

Comfey

Luxray

Um ponto que talvez a pokedex peca é não ter um glossário para novos jogadores que ainda não sabem os pontos fortes e fracos entre cada tipo de pokemon, e até memos os veteramos que esquecem também porque cá entre nós pode confundir um pouco as vezes.

Typechart
Imagem retirada de Pokemon Dababase

Expansão

Em 9/01/2020 foi lançado o par de pacotes de expansão e antes de comprar eu pensava “Mas porque meus pokemons não andam comigo como em alguns vídeos que eu vejo, e sim eu me revirei para tentar fazer meu amado Charizard me seguir e falar que Charizard bonito, que Charizard formoso e porquê eu não acho meu Vulpix de Aloha”

O que só foi possível após adquirir o pacote, que de fato me agradou muito tanto os mapas quanto os pokemons que encontrava lá.

Visual

Cada um tem seu estilo, as lojas de visuais “tem todos..”, podemos tentar deixar nossos avatares parecidos com a gente, ou sei lá se quiser ter um olho lilás e o cabelo branco a hora é agora, mas temos várias opções de escolha o que é bem interessante então use e abuse.

 

Nota da Review: 85 85/100 Fantástico

Pokemon Sword & Shield faz jus a qualidade da franquia, tanto os jogadores veteranos conseguem ter aquele sentimento de nostalgia e se divertirem, como novatos conseguem ingressar nesse universo e aproveitar igualmente a gameplay.

Prós

  • Wild Area
  • Cenário rico em paisagens
  • Mecânica Dynamax
  • Interação com jogadores

Contras

  • Ausência de typechart
  • Mestres de ginásios fáceis
  • Design de alguns dos novos pokemons
1 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin1