Criação de games Vida Streamer

Como criar um jogo de video game? 9 Dicas para iniciantes e experts

A criação de um jogo é feita de várias etapas, todas elas são essenciais para a criação de um grande jogo desde o roteiro e storyboard ao design dos personagens e cenário, codificação e testes e por fim também até a divulgação. Mais pra frente nessa matéria eu vou abordar cada item especificamente para você ter uma ideia de como que é a criação de um jogo e como funciona cada etapa do processo.

De acordo com a PWC, o faturamento em games será mais de 800 milhões de dólares até 2022, no Brasil o interesse por jogos online a través de qualquer plataforma cresce a cada dia, de acordo com a Essencial Facts About Thhe Computer And Video Games, 63% dos pais acreditam que os games são essenciais para os filhos, 35% dos gamers são em smartphones, o segmento de games é o que mais cresce.

No Brasil o desenvolvimento de games não é muito aquecido, então agora é a melhor hora pra você tirar sua ideia do papel.

O tipo de jogo

Será um jogo 2D ou 3D? será online ou offiline? Pense nisso.

Antes de iniciar o roteiro pense bem qual a estratégia que você quer tomar, você gostaria de fazer um jogo com uma grande história ou um jogo de alta competitividade online?

Tudo isso vai influenciar muito no roteiro e como que vai ser o desenvolvimento de cada personagem então para e pensa, você precisará criar um jogo online ou offline? Um RPG online um jogo de tiro um jogo de plataforma, ou quem sabe um jogo com uma história Belíssima.

Foque nesses pontos e aí sim vá adiante nos próximos passos.

Roteiro do game

Aqui entra uma parte muito importante do jogo desde que seja online ou offline o roteiro é a história principal e o envolvimento que todos os personagens do jogo terão.

A partir disso você conseguirá transmitir de forma mais emocional todos os sentimentos dos personagens e a mensagem que você quer passar com esse jogo.

Então avalie bem toda a história todo o desenvolvimento desde o início, meio e fim de como que vai ser. Caso seja um jogo offline, você pode criar uma história completa do início ao fim, caso seja um jogo online você pode criar uma história também a história poderá ser feito através de Quests.

Dica: Uma das melhores formas de criar um roteiro é simplesmente fazendo o que você mais gosta, jogando! Através dos roteiros de outros games você pode tirar referências e inspirações de como criar a sua história. Por exemplo o game “Destiny” por mais que seja online ele tem uma história muito rica por trás, então é possível sim criar uma grande história mesmo o jogo sendo online.

Criação de personagens

Por fim dentro do roteiro mesmo você terá que avaliar também minuciosamente à parte o desenvolvimento de todos os personagens, então coloque em pauta a sua personalidade o sentimento desse personagem, como ele age a tonalidade de voz, o estilo dele, o que ele gosta o que não gosta e etc. Tudo isso fará a conexão entre eles e fará com que o jogo fique cada vez mais original.

Curso de criação de jogos completoCurso de criação de jogos completo

O cenário

Aqui você irá planejar a ambientação de onde tudo vai acontecer dentro do seu jogo, será em um planeta qualquer? Será no planeta Terra mesmo? Será em um ambiente de fantasia?

Avalie seu senário em tudo isso e crie ambientes que façam muito bem ligação com o seu personagem como se ele morasse lá há muito tempo, assim vai reforçar bastante a originalidade do seu game.

Tome nota para que toda a ambientação tenha total conexão como toda a história vai rolar, então queria locais secretos, ambientes misteriosos de acordo com o tipo da história.

A medida que a história for passando você pode criar ambientes diferentes para passar sensações para o jogador, desde medo, felicidade, paz ou tensão! Tudo isso roda dentro do ambiente e e ligando fortemente com o próximo tópico.

Trilha sonora

Além dos personagens e a história uma das coisas que toca lá no fundo da alma é a trilha sonora do jogo!

Todos os sons e a forma como a música é tocada dentro do game faz uma conexão direta com o jogador e reforça muito a lembrança e as sensações da pessoa que está jogando.

O que não é mais memorável do que uma música não é mesmo? Mesmo que você não esteja vendo ou esteja ouvindo sobre aquele tipo de jogo, você só ouvindo poucas notas das músicas daquele jogo preferido, você consegue lembrar e daí adiante você vai rebuscando memórias de toda aquela história, enredo, personagens, jogabilidade e além do mais, os momentos bons que você teve ao jogar aquele jogo.

Design e programação

Depois da conclusão da primeira etapa e praticamente a mais importante, agora é a hora do trabalho braçal e colocar a mão na massa!

A partir desse momento você precisará de profissionais de design gráfico, ilustradores, modeladores 3D e programadores.  Todo esse conjunto de profissionais serão responsáveis para dar vida ao seu jogo e torná-lo funcional!

Eu posso criar um jogo sozinho, ou preciso ter uma equipe para criar?

Essa é uma dúvida clássica! Se você pode criar sozinho? Claro! Hoje em dia é possível criar games do zero sem a necessidade de uma equipe.

Não só hoje em dia como antes também era possível criar um jogo com somente uma pessoa, a diferença é que hoje tá muito mais fácil e existe milhares de programas que poderão auxiliar você tanto na parte de programação ou design, ou seja, tem tudo a seu favor para criar um jogo.

Existe milhares de cursos de criação de jogos hoje em dia, você pode achar facilmente pelo YouTube ou por alguns canais de ensino online.

Porém nem todos são cursos completos só são pequenas partes onde que você pode criar pequenos protótipos, mas não é uma gama completa para você criar o seu jogo do zero e de forma excelente.

Um curso online que eu acho ótimo é o curso de desenvolvimento de games completo (veja aqui) da Danki.code, neste curso você conseguirá aprender a criar inúmeros tipos de jogos e através de vários tipos de ferramentas.

Além disso dentro desse curso você aprenderá também a criar e publicar o seu jogo em inúmeras plataformas de jogos conhecidas no mercado como por exemplo PlayStation store, Steam, Microsoft, Android, Apple store e por aí vai são inúmeras as opções, tudo isso para que seu jogo fique ainda mais conhecido e difundido.

O curso é muito completo e você será hábil a criar desde jogos simples em 2D a jogos 3D, você poderá utilizar a sua própria engine ou utilizar engine de terceiros. Portanto, você não ficará encarregado (a) somente da criação, terá todo um acompanhamento e aparato para você desenvolver tudo por completo do zero à publicação.

O curso é tão completo que é melhor que você visite a página oficial e tome a sua própria opinião através deste link.

Testando seu jogo

Após a finalização da programação design e tudo o que é necessário para a criação do seu jogo agora é a outra parte que é os “testes”, então antes de você publicar o seu jogo online eu recomendo que você faça muitos testes.

Convide amigos para realizar os testes e jogar o seu jogo porque muitos dos bugs aparecem através de pessoas que não estão totalmente envolvidas com a criação do jogo, portanto é importantíssimo ter um usuário à parte que faça os testes em seu jogo.

Através dos testes você conseguirá evitar possíveis problemas com a comunidade você sabe, como o pessoal gosta bastante de reclamar não é? Então faça testes, testes e mais testes antes de publicar o seu jogo em qualquer plataforma.

Às vezes um único comentário negativo pode levar abaixo todo o sucesso espontâneo que o seu jogo poderá ter então preste bastante atenção a este ponto.

Plataforma do jogo e distribuição

A plataforma de seu jogo importa muito.

Agora que os testes já foram feitos, toda a história foi criada e toda a programação desenvolvida, é hora de você escolher aonde que o seu jogo vai ser publicado, ou seja, qual plataforma que ele vai será publicado, por ex. celular, PlayStation 4, Xbox ou somente para PC?

Para PC você poderia publicá-lo na Steam ou em outras lojas online análise bem o tipo do seu jogo para que você possa publicar na plataforma onde que esteja realmente o tipo de jogador que tenha interesse em jogá-lo.

Para todas as plataformas existe um custo de publicação você não poderá simplesmente criá-lo e simplesmente publicar em qualquer plataforma, então antes disso recomendo que você escolha apenas uma plataforma para realizar testes e entender se o público está gostando do seu jogo, após as vendas melhorarem você pode pegar esse dinheiro e investir para publicar em outras plataformas então não precisa ir com muita sede ao pote.

Divulgação e marketing

Depois da publicação do seu jogo agora o que falta, é você divulgar ele, porque sozinho ele não vai alcançar muitas pessoas.

Hoje em dia existem muitas plataformas onde você pode fazer anúncios, você pode distribuir o seu jogo gratuitamente para uma parte de curadores onde eles poderão jogar e fazer avaliações do seu jogo e também existem inúmeras outras formas como feiras de games, eventos online, blogs, distribuidores (Square, Devolver digital, EA, Play Way e por ai vai) e também nas redes sociais.

Fim

Logicamente a criação do seu jogo dependerá de todos os passos anteriores que foram ditos, porém dentre estes passos sempre terá grandes batalhas internas, grandes desafios onde, que você terá que enfrentar.

Resumindo o que você precisa para a criação de jogos é:

  1. Qual o tipo de jogo;
  2. Como será a história / roteiro
  3. Criação dos personagens e personalidade deles;
  4. O cenário e ambientação;
  5. Trilha sonora e sonoplastia;
  6. Design e ilustração;
  7. Programação do game;
  8. Plataforma de publicação;
  9. Testes do jogo;
  10. Definição de preço;
  11. Divulgação e marketing.

Acima são os passos essenciais e padronizados para o sucesso do seu jogo a partir daí só vai depender agora do usuário e o player que vai ter a total interação com ele.

Agora é com você espero que você tenha curtido mão na massa e muito sucesso ao seu novo game!

Curso de criação de jogos completoCurso de criação de jogos completo
4 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
Pin4