Curiosidades

Quais os benefícios que os games trazem para seu cérebro e saúde?

Já passou a época em que o vídeo game era uma preocupação, um problema, e que tinha boatos que em piores casos, pode até causar problemas como agressividade, mas não, foi comprovado que o vídeo game traz benefícios para nossa visão, atenção, concentração, criatividade, envelhecimento entre outras coisas.

Dizer que “vídeo game faz mal” agora é coisa do passado, separamos alguns motivos para você não desistir do seu game, e claro, jogar cada vez mais.

Mas atenção! Jogar é bom, mas sabemos que tudo em excesso faz mal, então tem que jogar com moderação.

Melhoram a visão

Foi comprovado que jogar vídeo game por muito tempo melhora a visão, quando jogamos estamos atentos a qualquer movimento e até mesmo os mínimos detalhes, tanto é que quando estamos focados no jogo, esquecemos o que acontece ao nosso redor, ficamos tão entretidos que só temos olhos para o jogo.

Por isso que jogando de 10 a 15 horas por dia os nossos níveis de visão ficam acima da média normal, pois estamos adaptando a visão e por conta do longo tempo a visão se acostuma e acaba naturalmente se adaptando a rápida movimentação dos olhos.

Então para melhorar a sua visão basta fazer uma maratona de games, lembrando que o estudo foi feito baseado nas pessoas que jogaram por esse determinado tempo, não adianta jogar 3 horas por dia durante 5 dias que não vai aumentar o seu nível de visão, só acima de 10 horas por dia.

Nos siga nas redes sociais!

Acompanhe de perto as novidades do universo "Mais play", games, geek, frase e muito mais!

Pois ficam acostumados com a desordem e são capazes de organizar e captar pequenos detalhes de uma forma bem pratica e rápida comparado a uma pessoa normal

Aumentam a atenção

Jogar vídeo game também aumenta a sua atenção, estudos comprovam os benefícios que os jogos trazem ao cérebro, são como se fossem exercícios para a mente e com muita prática os níveis de atenção também aumentam.

Isso porque os jogos eletrônicos requerem muita atenção e agilidade para um bom resultado, hoje um adulto consegue manter sua faixa de atenção sobre três a quatro objetos ao mesmo tempo, já uma pessoa que está adaptada a jogar vídeo game consegue atingir de seis a sete objetos, porque o cérebro já está acostumado com os jogos que requer muita atenção.

Os jogos eletrônicos são bem mais eficazes para treinar o cérebro em varias tarefas, eles pedem mais da nossa atenção, ficamos mais focados na tela para não perder nenhum momento ou detalhe do jogo, por isso ficamos concentrados e esquecemos o que acontece ao nosso redor.

Então, com está prática melhoramos significadamente os nossos níveis de atenção e concentração, trazendo uma melhora pra nossa vida, porque sempre é bom exercitar a nossa mente.

Desenvolvem a criatividade

Um estudo feito pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, apontou que crianças que jogam com freqüência vídeo game são mais criativas que aqueles que não têm essa prática, isso é fato, porque o vídeo game nos mostram um mundo totalmente diferente, são cores, cenários, personagens, dinâmicas e formatos de jogos que desenvolve imaginação, afinal quem nunca se imaginou sendo o personagem de algum jogo?

Bom, foram avaliadas mais de 450 crianças, todas foram submetidas a um teste-padrão de criatividade que mostrou que quanto mais a criança jogava, mais os seus níveis de criatividade se afloravam, e cada vez mais melhorava o seu resultado, independente do tipo de jogo e par vida.

Então, o vídeo game pode ser um aliado durante a infância para desenvolver os níveis de criatividades das crianças, mostrando que independente do jogo isso melhora significadamente a criatividade e imaginação, que também vai ser uma vantagem para a criança durante o período escolar.

Retardam o envelhecimento

Também nos Estados Unidos, mais de 650 pessoas com mais de 50 anos foram avaliadas pela universidade de Iowa, todos os adultos jogaram duas horas de vídeo game por semana e foi constatado que essa prática fez com que a deterioração natural do cérebro fosse estancada.

Então, estão comprovados os benefícios que o vídeo game também traz para o nosso envelhecimento, jogando dez horas por semana podem retardar o envelhecimento em sete anos, essa prática pode ser um aliado em nosso dia a dia, e assim teremos mais uma forma de retardar o envelhecimento, além dos exercícios físicos e a alimentação saudável.

Além disso, uma pesquisa britânica mostrou que quem tem 80 anos, e ainda que conseguem jogar, melhoram significadamente suas habilidades cognitivas, como a memória , foco, e podem ficar similares a pessoas na faixa dos 20 anos

Depois dessas pesquisas podemos concluir que realmente o vídeo game traz muitos benefícios para a nossa saúde, e quem diria que jogar depois dos 80 anos melhoraria o foco e a memória, então desde já devemos aproveitar a nossa era de tecnologia e aproveitar o vídeo game para garantir benefícios em nosso futuro.

E mais um monte de coisas

Um estudo de 2013 conduzido pelo Instituto Max Planck de Desenvolvimento Humano, em Berlim, Alemanha, selecionou alguns voluntários para fazer parte de um estudo aonde os participantes jogaram Super Mario 64 por dois meses.

Durante o estudo foi observado que eles tiverem um aumento da massa cinzenta em três partes do cérebro: o hipocampo direto, o córtex pré-frontal direito e o cerebelo. Na prática isso significa que ocorreu uma melhora significativa em orientação espacial, habilidades motoras, formação de memória e planejamento estratégico.

Outro estudo ainda baseado no Super Mario 64, que foi feito pela Universidade de Montreal avaliou um grupo de 33 pessoas em três grupos de 11, sendo que todos possuíam idades entre 55 e 75 anos. O primeiro grupo não fez nada, o segundo grupo aprendia tocar piano no computador, e o terceiro só precisava jogar Super Mario 64 por 30 minutos ao longo de seis meses.

O grupo que tocou piano mostrou alguns benefícios cerebrais, mas aqueles que jogaram o Mario 64 tiveram resultados positivos na massa cinzenta do hipocampo, demonstrando que o game pode auxiliar nos portadores do mal de Alzheimer.

Bora jogar!

Bom, agora que todos esses benefícios que o vídeo game nos oferecem foram comprovados por estudos, podemos manter a nossa rotina jogando, e com a consciência limpa porque agora sabemos que seremos recompensados lá na frente com uma melhora significativa em nossa vida. Além da diversão que os games nos proporcionam.

Nos siga nas redes sociais!

Acompanhe de perto as novidades do universo "Mais play", games, geek, frase e muito mais!